Sistema de gestão para a equipe de Brigada da sua empresa.

Sistema de gestão para a equipe de Brigada da sua empresa.

Saiba como obter bons resultados conduzindo a equipe de brigada de emergência da sua empresa de forma certa!

Muitas empresas tem investido tempo e recursos para manter suas equipes de brigada de emergência devidamente estruturada como manda as normas estaduais dos bombeiros.

As organizações contratam uma vez ao ano alguma empresa de treinamentos de brigada de incêndio e primeiros socorros para capacitar os funcionários da equipe de emergência.

Mas a pergunta que eu sempre faço é se um treinamento anual garante a manutenção do conhecimento da equipe de brigada de emergência.

Certamente, se sua equipe de emergência não praticar periodicamente suas atribuições, seu investimento de tempo e dinheiro podem estar indo por água abaixo.

Sistema de gestão para a brigada de emergência da sua empresa, saiba o que é preciso para sua Brigada de Emergência performar!

Para ter uma brigada de emergência proativa na empresa quando o assunto é prevenção de acidentes na sua edificação, é necessário implantar conceitos de sistema de gestão de segurança.

Sistema de gestão trata-se de uma estrutura capaz de fazer o ciclo de informações seguir seu caminho mesmo sem depender de nenhuma pessoa em específico.

Por exemplo: não é porque o líder da brigada está de férias da empresa, que os brigadistas não devem cumprir suas ações mensais de manutenção e prevenção.

Contudo, para estruturar um sistema de gestão de emergência na sua organização, o primeiro passo é construir um documento mestre que podemos chamar de diretrizes gerais.

Nesse documento você deve escrever as ações de prevenção a acidentes na organização, e registrar as atribuições de organização, e a aplicação de recursos.

Com esse documento, você construirá os procedimentos que são detalhados como a tarefa deve ser realizada, sua periodicidade e quem fará a atividade.

Caso a atividade exija um detalhamento exclusivo, por exemplo: como realizar a vistoria detalhada no extintor de incêndio portátil?

Você  pode vincular uma instrução de trabalho ao procedimento em questão. As instruções de trabalho detalham um pouco mais uma atividade relacionada a um procedimento.

Portanto, você construirá uma estrutura partindo do documento chamado Diretrizes Gerais de emergência, que tem como principal função explicar o modelo de gestão de emergências.

Vale ressaltar que o documento deve ser aprovado pela direção, e todos os outros documentos que partirem das diretrizes já receberão o aval da direção.

Distribuição de atribuições e competências para a brigada da empresa.

Após construir seu sistema de gestão baseado em documentos que seguem uma hierarquia, a empresa incorpora a estrutura e aplica em seu programa de treinamentos.

Portanto, o RH deve definir junto a área de segurança quais cargos devem receber treinamentos de acordo com suas atribuições e competências.

Dessa forma, o ciclo de ações do sistema de gestão de emergências da organização deve rodar mesmo sem a presença direta de líderes ou pessoas chave, pois cada cargo saberá exatamente o que fazer e quando fazer uma ação devida ao sistema de gestão de emergências da organização.

Aplicando o sistema de gestão de emergências na prática!

Portanto, estabeleça treinamentos compactos mensais para sua equipe de emergência, use ferramentas digitais como o aplicativo e-brigada que possui um módulo de treinamento mensal com 12 vídeo aulas e um questionário que é aplicado ao final de cada vídeo aula. 

Seu brigadista investirá 15 minutos por mês para assistir uma vídeo aula e responder um questionário a partir do seu celular que atribuirá a ele uma nota a cada treinamento realizado e uma média mensal.

A maioria das normas estaduais exigem que os brigadistas passem por uma avaliação e sejam aprovados com média mínima de 7,5 pontos. Você encontra esse modelo devidamente estruturado no software e aplicativo e-brigada.

Você como gestor da edificação deve acompanhar o desenvolvimento dos brigadistas mensalmente, deve saber se seus brigadistas estão fazendo a manutenção do conhecimento por meio das vídeo aulas e as notas que os mesmos tem recebido. 

Entretanto, caso perceba que um brigadista não está assistindo as vídeo aulas ou está tendo baixa pontuação, poderá corrigir tal situação imediatamente, antes que se agrave e o problema pontual passe a ser sistêmico.

Comunicação entre sua equipe!

Defina um meio de comunicação entre sua equipe de emergência que seja eficiente e interativo.

Um dos segredos para uma equipe atuante é a forma de comunicação. Com o aplicativo e-brigada todos os brigadistas estarão conectados por meio de um chat de mensagens exclusivo, onde mensagens relacionadas a prevenção e combate a emergências poderão ser trocadas em tempo real a partir do celular de cada brigadista.

Atividades de rotina para a brigada da sua empresa!

Elabore uma programação de atividades periódicas a serem executadas pelos brigadistas e defina o meio de registro de tais ações.

Com o aplicativo e-brigada você pode cadastrar de forma organizada ação por ação a ser executada pelos brigadistas.

Por exemplo: realizar inspeção no extintor de incêndio nº 14 no setor de manutenção.  Esta ação aparecerá no aplicativo de todos os brigadistas do setor de manutenção da empresa.Ao receber a atividade de rotina os brigadistas podem se programar para realizar a ação conforme sua agenda. 

Após executar a ação o brigadista preenche o formulário no próprio aplicativo e salva a ação.

E enfim, tudo ficará registrado no módulo de atividades de rotina e o gestor da edificação poderá acompanhar todas as atividades de rotina, execução, periodicidade e gerar relatórios via arquivo PDF.

Disponibilização das rotas de fuga da edificação!

Mantenha sua equipe devidamente atualizada sobre os sistemas vitais da organização, como por exemplo as rotas de fugas da edificação, quanto mais interação houver entre a equipe de brigada, melhor será sua atuação.  

Muitas empresas possuem dificuldades em manter e disponibilizar os mapas de rotas de fuga para a equipe de brigada, bem como para os demais colaboradores.  

Portanto, para facilitar essa situação o aplicativo e-brigada permite que o gestor da edificação importe o arquivo em PDF ou Imagem da rota de fuga diretamente no aplicativo disponibilizando para todos os usuários da edificação as rotas de fuga devidamente organizadas por setor, diretamente na palma da mão das pessoas via aplicativo e-brigada. 

Disponibilização do plano de emergência!

Contudo, é muito importante que sua equipe de brigada de emergência tenha em mãos o plano de emergência da edificação para consulta sempre que necessário e para preparação as ações de atendimento a emergências. 

Para facilitar este processo o aplicativo e-brigada permite que você gestor importe o plano de emergência da edificação diretamente no aplicativo, disponibilizando automaticamente as informação para todos os brigadistas e o principal com total controle da versão do documento.

Com o software e aplicativo e-brigada  gerir sua equipe de brigada de emergência é muito mais fácil e organizado, além de trazer maior controle e performance para toda a equipe.

Compartilhe esse post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Postagens Relacionadas

Comentários