Brigada de Incêndio – Um manual com tudo o que você precisa saber!

No Brasil a cultura de prevenção ainda é pouco exercida nas edificações residenciais e comerciais e não é comum vermos brigada de incêndio nas edificações.

No Brasil a cultura de prevenção ainda é pouco exercida nas edificações residenciais e comerciais e não é comum vermos brigada de incêndio nas edificações.

Brigada de incêndio

Todos os anos ocorrem mais de 500 incêndios em estruturas e edificações que poderiam ser evitados.

Ter uma brigada de emergência atuante na edificação reduz significativamente os riscos de sinistros e acidentes pessoais.

Por isso preparamos um conteúdo com dicas importantes para gestão da equipe de brigada de emergência da sua edificação.

Se você é responsável pela área de segurança ou é ou síndico da edificação, a primeira dica é estudar a NBR 14276:2020.

E também conhecer um pouco mais sobre as atribuições da equipe de brigada de emergência, pois a correta gestão das ações podem prevenir diariamente os riscos de acidentes e sinistros.

CONVITE PARA BRIGADA DE INCÊNDIO

Convide para fazer parte da equipe de brigada de emergência pessoas que se interessam pelo tema.

Faça uma reunião e explique os objetivos da brigada de emergência na edificação.

Você pode convidar um bombeiro militar para uma explicação mais profissional durante uma reunião na sua edificação, aproveite para convidar as pessoas para fazerem parte da equipe de brigada de emergência.

Selecione os candidatos que melhor se enquadrarem nos critérios da NBR 14276:2020 e monte a sua brigada de incêndio de acordo com o número de brigadistas previsto no plano de emergência da sua edificação.

Para a preparação inicial dos brigadistas de emergência é comum que as empresas ou condomínios residenciais contratem uma empresa especializada em treinamentos.

Forneça aos componentes da brigada de emergência um treinamento profissional, realizado por uma empresa registrada no concelho de classe.

Alguns estados exigem que tais empresas possua um cadastro junto ao corpo de Bombeiros Militar.

GESTÃO DA BRIGADA DE INCÊNDIO

É importante que toda população fixa e flutuante da edificação saiba quem são os componentes da brigada de emergência.

Por isso elabore um quadro de gestão a vista da Brigada de Incêndio contendo a foto, o nome dos brigadistas e o local que ele fica na edificação e mantenha em local visível na edificação.

CALENDÁRIO

Elabore um calendário mensal de reuniões, o ideal é reunir a equipe de brigada de emergência pelo menos uma vez por mês por no mínimo uma hora.

Na reunião a brigada de emergência deve tratar sobre assuntos relativos a prevenção de acidentes e sinistros na edificação.

Cada reunião deve ter uma pauta bem elaborada e uma ata onde deve ser registrados os assuntos de entradas e saídas de ações.

Todos os brigadistas devem assinar a ata.

COMUNICAÇÃO DA BRIGADA

Providencia um meio de comunicação eficaz entre a equipe de brigada de emergência, pode ser via rádio comunicador, um aplicativo de celular ou telefone móvel.

O importante é garantir condições de comunicação, principalmente em situações de emergência.

Defina quais serão os equipamentos básicos dos brigadista.

Em algumas edificações os brigadistas usam coletes e portam todos os equipamentos necessários (luvas, óculos de segurança, lanterna etc).

Em alguns casos a edificação possui uma sala destinada a guarda dos equipamentos dos brigadistas.

Quando ocorre um acidente ou princípio de incêndio, os brigadistas vão até a sala de equipamentos e pegam o que for necessário para ação.

É muito importante que todos os sistemas vitais de combate a incêndio da edificação sejam conferidos periodicamente pela equipe de brigada de emergência.

Essa ação não deve conflitar com os demais a fazeres do profissional, mas pelo menos durante uma hora por mês.

Todavia, cada brigadista deve se encarregar de conferir uma parte dos sistemas vitais de combate a incêndio da edificação.

Por exemplo, separe e identifique os extintores de incêndio por local de disposição na edificação (01 – Extintor de incêndio PQS – Recepção).

Faça um check list com os itens a serem inspecionados e a periodicidade e depois distribua as ações de forma organizada entre os brigadistas.

Desta forma cada brigadistas saberá sua responsabilidade na verificação, guarda e conservação dos sistemas vitais da edificação.

A realização das verificações periódicas dos sistemas vitais gerará pautas de discussão nas reuniões mensais da equipe de brigada de emergência.assim todos estarão atualizados sobre os assuntos relativos a prevenção.

Portanto, é muito importante que a equipe de brigada de emergência tenha um aprendizado progressivo sobre os assuntos de primeiros socorros e combate a incêndio.

Obviamente não será em apenas um ou dois dias de treinamento que a equipe de brigada de emergência estará preparada para atuação.

Por isso, providencie conteúdo teórico e prático para que os brigadistas possam estudar e praticar pelo menos uma vez por mês.

Algumas empresas usam aplicativos para celular com esta finalidade.

Por fim, o mais importante é manter a equipe unida, comprometida e firme no propósito de manter a ordem e a prevenção de acidentes pessoais e incêndios na edificação.

Compartilhe esse post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Postagens Relacionadas

Comentários