Brigada de Incêndio – Conheça os riscos de não ter uma!

A brigada de Incêndio, ou brigada de emergência, trata-se de um grupo de pessoas com um treinamento específico para agir em situações de emergência.

Mas, engana-se se você acha que apenas empresas precisam ter equipes de brigada de emergência.

Legislação para brigada

A legislação federal atual define que, com exceção de edificações unifamiliares, todas as demais edificações precisam de pessoas treinadas e devidamente dimensionadas nas edificações.

Isso serve para condomínios residenciais ou empresas no geral.

Mas, quais riscos sua edificação corre em não ter uma equipe de brigada de emergência?

Em primeiro lugar, a equipe de brigada de emergência sempre atuará em situações de emergência, seja casos clínicos ou traumáticos.

Imagine um condomínio residencial com 18 andares e 72 apartamentos.

E no meio da madrugada um bebê encontra-se engasgado no apartamento 702, quem você acha que pode ajudar mais rapidamente, o corpo de bombeiros que levará 15 minutos até chegar no condomínio?

Ou o vizinho do andar de cima que faz parte da brigada de emergência e possui treinamento para aplicar a manobra de heimlich?

Pessoas com o devido treinamento podem de fato salvar uma vida diante de uma situação de emergência.

Segundo dados oficiais, 37% das mortes ocasionadas por acidentes poderiam ter sido evitadas se o atendimento de emergência tivesse chegado mais rapidamente.

Então, ter pessoas treinadas sempre por perto significa reduzir o risco de uma pessoa morrer por falta e/ou demora no atendimento de primeiros socorros.

Afinal os primeiros minutos após um acidente são fundamentais para estabilizar o estado de uma vítima.

Em situações de combate a incêndio, o treinamento de um brigadista é fundamental para que um princípio não se torne um incêndio sem controle.

Para que tenha com pequenas chances de ser extinguido sem antes destruir completamente uma edificação.

O brigadista de emergência deve ser capaz ainda de promover um comportamento preventivo, seja no ambiente de trabalho ou em casa.

Ser capaz de enxergar os perigos existentes nas edificações é ainda mais importante do que agir no momento da emergência.

Um certa vez, na época de natal, uma grande empresa da área de segurança e emergência preparava-se para as festividades com um lindo pinheiro de natal feito de material sintético altamente inflamável na recepção.

E o mais lindo eram as luzes do pisca pisca ligadas na tomada em contato direto com o material inflamável.

Poucas horas depois um colaborador que fazia parte da brigada passou na recepção e enxergou de forma diferente aquela cena natalina cheia de esperança e amor.

Na visão dos brigadistas um equipamento elétrico ligado na energia, sem nenhuma proteção, em contato direto com material inflamável só poderia resultar em tragédia.

O brigadista então revestiu-se com a couraça de suas responsabilidades e atribuições de brigadistas e agiu de forma preventiva.

Desligou o pisca pisca, recolhei metros de fios e confiscou o equipamento. Em seguida mandou um e-mail relatando a situação para seus supervisores.

O brigadista conseguiu de fato evitar uma tragédia por meio de uma visão prevencionista adquirido através de treinamento de qualidade e ferramentas que mantém os brigadistas em pleno contato com a pauta da prevenção.

Uma equipa de brigada de emergência é um investimento que fará sua empresa ou condomínio residencial ganhar deixando de perder.

Quanto vale uma vida? Quanto vale uma atitude que evitará uma tragédia? São coisas que não há como quantificar!

Por isso sua edificação só tem a ganhar com uma equipe de brigada de incêndio devidamente atuante e munidos de ferramentas que possibilite uma gestão profissional e séria.

Compartilhe esse post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Postagens Relacionadas

Comentários